COVID-19: Plano de Contingência

As organizações devem desempenhar um papel fundamental na segurança dos seus colaboradores, parceiros e clientes, assim como na proteção da sua saúde.
É por isso que na Sinal Mais, atentos à evolução da pandemia de COVID-19, definimos um rigoroso Plano de Contingência de forma a garantir a tomada de todas as medidas necessárias para a prevenção e redução de todos os riscos associados ao desenvolvimento desta epidemia, sempre alinhados com as diretrizes da Direção-Geral da Saúde, da Organização Mundial de Saúde e restantes entidades competentes. De modo a garantir a continuidade dos serviços prestados pelas nossas equipas de forma segura, estas medidas visam reduzir o nível de exposição e contágio no âmbito das nossas atividades, assegurando, contudo, e em todos os casos, a prestação dos serviços essenciais. São medidas absolutamente essenciais na limitação do impacto do coronavírus, reforçando também a nossa proximidade e disponibilidade para com os nossos clientes, prestando-lhes todo o apoio e auxílio necessário, de modo a garantir a segurança e bem-estar de todos. Mantenha-se atualizado sobre a situação a nível local através do seu contacto na Sinal Mais e através das autoridades de saúde locais.

COVID-19

O nosso papel no controlo pandémico

Sendo responsável pela gestão de edifícios, organizações e, o mais importante, de pessoas, é responsabilidade do serviço de Facility Management (FM) implementar estratégias de prevenção e contenção no local de trabalho.

Os serviços críticos que são geridos pelo FM não podem falhar durante a pandemia. Importa então implementar respostas de emergência e medidas de continuidade, por forma a mitigarem o impacto na sua operação, tais como:

Reduzir a concentração de pessoas

Criar regras de circulação e mobilidade dentro dos edifícios

Orientar todos os clientes sobre que medidas ou alterações devem ser implementadas na convivência com o COVID-19

Segurança e Conforto dos Espaços

  • Reorganização dos planos de desinfeção para garantir a prevenção
  • Disponibilização e garantia da correta utilização de EPI´s destinados ao controlo da propagação do vírus
  • Implementação de equipamentos coletivos de prevenção do vírus
  • Preparação de equipas e meios para atuar em caso de infeção local
  • Serviços de qualidade do ar interior

Compliance Laboral

  • Implementação de medidas para distanciamento social e controlo de fluxo de pessoas
  • Avaliações de risco e implementação de medidas de mitigação
  • Criação de medidas de controlo adicional, de forma a garantir cumprimento das normas implementadas
  • Distribuição de informação sobre procedimentos e respetivas atualizações
  • Utilização pelas equipas de todos os EPI’s obrigatórios para garantia da segurança dos nossos colaboradores e clientes

Alimentação

  • Rigoroso cumprimento das boas práticas de segurança alimentar e recomendações da DGS
  • Controlo da cadeia de abastecimento, cumprindo todas as recomendações da DGS
  • Formação contínua às equipas, assegurando o cumprimento de todas as normas e orientações da DGS
  • Reforço da limpeza e desinfeção de todas as áreas de serviço, materiais e utensílios de refeições, sendo estes protegidos individualmente

Limpeza

  • Utilização de produtos químicos de acordo com as regras definidas pela DGS
  • Planos de higienização revistas e adaptados à contenção do COVID-19
  • Formação adequada a todos os trabalhadores sobre as regras de limpeza definidas pela DGS
  • Formação específica para situações de infeção ou de suspeita de infeção, nomeadamente salas de isolamento
  • Realização de serviços de desinfeção através da técnica de nebulização